segunda-feira, 30 de maio de 2011

Importância da Contabilidade para as PMEs

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA AS PMEs
Por: Douglas Cesar

     Em geral as PMEs não possuem uma escrituração contábil e fiscal coerente com a realidade, em grande parte devido a informalidade e a sonegação. Este fato colabora consideravelmente para que estas entidades acabem ainda nos seus primeiros anos de existência. Sem uma contabilidade sólida o gestor fica sem base de dados para acompanhar a situação financeira de sua empresa e tomar decisões adequadas. Cabe a classe contábil mudar este quadro. 


     A principal providência a ser tomada pelos contadores é elaborar relatórios de fácil compreensão e acompanhamento pelos empresários, especialmente neste setor onde, tradicionalmente, é usado como opção de sustento a pessoas de classes sociais mais baixas, e, por conseguinte, possuidoras de pouca escolaridade. É importante o contador entender que o seu cliente normalmente não é um boçal, se trata de um comerciante. Apesar dos micro empresários, muitas vezes, ignorarem o jargão técnico da área administrativa, deve-se entender que um indivíduo que constrói um negócio que sobrevive, certamente é uma pessoa  dotada de grande talento. De forma que basta uma linguagem acessível dentro da contabilidade para que esta seja um objeto de uso real por todos.

     As demonstrações financeiras simplificadas ofertadas pelo CPC das PMEs são uma revolução da maneira que a contabilidade é vista pela classe empresarial. Agora o contador passe a ser considerado um auxílio útil à administração, em vez de um mero formalizador de obrigações burocráticas. De forma que é essencial uma atualização da classe contábil com os novos padrões internacionais que visam ter um padrão contábil coerente com a realidade das PMEs. De uma vez por todas definindo a importância social do contador como meio de desenvolvimento e inclusão social.

1 comentários:

Rafael disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário